O Athletico Paranaense anunciou nessa terça-feira (dia 23) a contratação do volante Gabriel, 31 anos. Ele vem do Internacional, por empréstimo válido até o final de 2024.
Conhecido pela força defensiva, Gabriel prometeu contribuir com a equipe também na fase de construção e na parte ofensiva do jogo. “Tenho um poder de marcação que foi um ponto principal na minha carreira, mas também gosto de jogar com a bola no pé. Gosto de time que propõe o jogo. Podem esperar um jogador que sabe fazer diversas funções durante a partida. O futebol hoje pede isso. Todos os que estão aqui tem essa capacidade. Juntos vamos tentar fazer história neste clube”, ressaltou o jogador, para o site oficial do clube.
Gabriel não vinha atuando no Inter. Só ficou 20 minutos em campo em 2024 – entrou nos minutos finais de dois jogos. Sua última atuação foi em 14 de fevereiro.
Revelado pelo Paulínia, Gabriel estreou como profissional no Botafogo, defendendo o clube de 2012 a 2014. Depois, jogou por Palmeiras (2015 e 2016), Corinthians (2017 a 2022) e Inter (2022 a 2024).
Acumulou sete grandes títulos na carreira: dois Brasileiros (2016 e 2017), uma Copa do Brasil (2015), 3 Paulistas e 1 Carioca.
Estilo de jogo
Gabriel é um volante defensivo, especializado nos desarmes e no passe seguro. Participa pouco das ações ofensivas e evita passes arriscados. Com 1,71 m de altura, não tem grande contribuição no jogo aéreo.
Em uma comparação com o volante Erick, considerando apenas partidas pela primeira divisão nacional, Gabriel tem quase o dobro de desarmes (em média), mas praticamente a metade de gols e assistências (em média). Veja os números do WhoScored:
GABRIEL
Números no Brasileirão
261 jogos
8 gols
6 assistências
57 amarelos
3 expulsões
Média por partida na Série A (261 jogos)
87,1% precisão de passes
0,5 passes decisivos
0,6 chutes a gol
0,3 dribles certos
2,9 desarmes
0,7 duelos aéreos
ERICK
Números no Brasileirão
124 jogos
8 gols
6 assistências
19 amarelos
0 expulsões
Média por partida na Série A (124 jogos)
85,7% precisão de passes
0,5 passes decisivos
1,2 chutes a gol
0,8 dribles certos
1,6 desarmes
1,3 duelos aéreos
Em entrevista para o site oficial do clube, Gabriel fala sobre vários assuntos. Confira:
CAMISA 3 DE LUCHO GONZÁLEZ
“Como tinha a 3 disponível eu decidi usar, assumir essa responsabilidade, sabendo que é uma camisa tradicional aqui no clube. O Lucho foi um grande jogador e tive a oportunidade de trabalhar com ele recentemente. Espero representar essa camisa e fazer a minha história no Athletico”, disse.
ATHLETICO
“Estou muito feliz, honrado por estar aqui e ter esse primeiro contato com o pessoal do clube, com os atletas e a comissão. Estou com muita ‘fome’ de estar em campo e ajudar. Vestir a camisa do Athletico é uma grande oportunidade na minha carreira e podem ter certeza que vou retribuir dentro de campo”, afirmou.
CENTENÁRIO
“O Athletico sempre foi um clube muito forte e nos últimos anos está sempre brigando por coisas grandes. Sei que é um ano importante para o clube, por causa do centenário. Temos que trazer isso como um fator positivo e trazer a torcida para o nosso lado. Desde que meu nome começou a ser vinculado ao Athletico, comecei a receber mensagens de incentivo, dizendo que vamos ser campeões e almejar coisas grandes. Esse foi um dos fatores para eu estar aqui hoje. Todo esse envolvimento, essa paixão das pessoas que estão aqui no dia a dia, é o que vai fazer essas conquistas virem”, declarou.
ARENA
“Já joguei algumas vezes na Ligga Arena e sempre foram jogos muito difíceis. Sempre que eu enfrentei o Athletico foi assim. Uma equipe muito competitiva, que tem isso no seu DNA. Um time que briga por todas as bolas, todos os pontos. A expectativa é alta e estou bem feliz com o momento. Não vejo a hora de estar à disposição do Cuca para estrear”, destacou.
Foto: Gabriel (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)
Mín. 17° Máx. 21°